domingo, 21 de novembro de 2010

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE AULA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II
Walcyranya Alves da Silva
22 de novembro de 2010
RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE AULA


            O presente relatório tem por objetivo descrever a execução do plano de aula cujo tema é “A Evolução do Aparelho Telefônico”. O mesmo teve como objetivo fazer com que o aluno Identificasse a evolução histórica que sofreu o telefone e sua utilidade na sociedade.
            O plano foi aplicado em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Estavam presentes vinte e dois alunos e a professora titular da sala. Foram duas aulas, de quatro horas/aula cada. O plano foi executado em quatro momentos, sendo dois para cada aula.
            A primeira aula foi destinada a sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos e a explanação oral da ministrante da aula (eu), a aula teve inicio com um questionamento inicial, foi perguntado aos alunos quem possuía telefone celular ou se seus pais possuíam esse tipo de aparelho de telefonia. Em resposta, uma minoria (quatro) possui aparelho celular próprio, os demais apenas os pais possuem.
            Após essa inferência inicial sobre o aparelho celular, procurei saber dos alunos a que tipo de meio de comunicação o celular pertence e com base na resposta, que foi “telefonia”, iniciei a explanação oral sobre a importância dos telefones no nosso cotidiano e procurei inferir se antigamente era fácil compra um telefone ou celular e como eram esses aparelhos.
            Nas respostas obtive informações do tipo: “o telefone era pesado”, “o celular era grande e pesado, parecia um tijolo”. Depois passei a explanar a historia do primeiro telefone e quem o inventou.
            Durante essa explanação surgiram perguntas do tipo: “quem inventou o celular?” e “quanto custou o primeiro celular?”. Como essas questões não foram pesquisadas por mim anteriormente, disse aos alunos que na outra aula traria essas informações para eles.
            Com base nas inferências e explanações orais, a turma foi dividida em três grupos com quatro alunos e dois grupos com cinco alunos. Foi distribuído um texto informativo com a biografia de Alexander Graham Bell, para que eles fizessem uma leitura, e também foram distribuídos revistas e jornais antigos para que eles pesquisassem imagens de aparelhos telefônicos destacando, através de anotações, as principais mudanças ocorridas nos mesmos.
            Os grupos foram instruídos a guardarem as imagens pesquisadas e as anotações feitas para a confecção dos cartazes que iria ocorre na aula seguinte.
            A segunda aula foi destinada a pesquisa no laboratório de informática e a confecção dos cartazes. A aula teve inicio com uma pequena reflexão sobre o que tinha ocorrido na aula anterior, relembrando o que foi exposto na mesma e trazendo as respostas às questões postas pelos alunos e que ficaram sem resposta na aula anterior. Os alunos formaram grupos, os mesmos da aula anterior.
            Levando-os ao laboratório de informática foram informados de que deveriam pesquisar outras informações sobre o inventor do primeiro telefone e imagens de aparelhos telefônicos, dos mais antigos aos mais modernos.
            As imagens foram formatadas em tamanhos iguais (10cm por 15cm), salvas e depois foram impressas para que os alunos as agrupassem junto com as imagens que foram recortadas dos jornais e revistas na aula anterior. O mesmo foi feito com as informações escritas pesquisadas pelos alunos.
            De volta à sala de aula, os alunos foram informados que teriam que destacar as informações principais dos textos pesquisados e das anotações feitas na aula anterior, criando um pequeno resumo que seria colocado no cartaz, produzido por eles em sala. Para a confecção do cartaz foi utilizado papel madeira, tesoura, cola e canetas hidrográficas coloridas.
            Os alunos, em seus grupos, distribuíram as fotos em ordem cronológica de criação dos aparelhos telefônicos, informando o ano em que foram produzidos. Também foi colocado no cartaz o resumo escrito sobre a biografia do inventor do telefone e sobre as transformações comunicativas que os novos aparelhos trouxeram para o cotidiano social nas diferentes épocas das imagens pesquisadas pelo grupo.
            As aulas atenderam a pontos que são colocados por Libâneo, que destaca a preparação da turma antecipando a introdução da aula, contempla o debate através das inferências colocadas pelos alunos durante o resgate dos conhecimentos prévios. Além do controle avaliativo, através dos resultados apresentados pelos alunos ao final da confecção dos cartazes contendo a evolução da telefonia e o resumo sobre as transformações comunicativas no cotidiano das pessoas nas diferentes épocas.
Destaco alguns pontos positivos destacados como: a participação dos alunos durante a pesquisa nas revistas, jornais, internet e na confecção dos cartazes. Quanto aos pontos negativos destaco: a dificuldade de selecionar e resumir informações sobre a evolução da telefonia e sobre o inventor do telefone. Destaco também, que ao planejar uma situação didática é importante conhecer o nível de desenvolvimento cognitivo da turma em que a situação didática ocorrerá.
Ressalto que o plano de aula é de grande importância para a organização didática do professor, favorecendo a distribuição das etapas no tempo pedagógico disponível para tal. Pois sem essa orientação, não seria possível reverter algumas situações de indisciplina e dispersão, sem perder o foco dos objetivos do plano. Pois sabemos que nenhum planejamento é estanque, mas sim, flexível. Entretanto os objetivos pedagógicos devem ser a espinha dorsal da ação do educador, independente das eventualidades em sala de aula.

Um comentário:

  1. Walcyranya,
    Bom relato, mas poderias, para além do Libaneo, ter discutido o uso da internet por parte dos alunos.
    Abraços,

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