AUTORA: Walcyranya Alves
SÃO LOURENÇO DA MATA - PE
Estrutura Curricular:
Modalidade/Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | História | A Evolução do Aparelho Telefônico |
Ensino Fundamental Inicial | Lingua Portuguesa | Cartaz |
DADOS DA AULA:
O que os alunos poderá aprender com essa aula:
- Identificar a evolução histórica que sofreu o telefone e sua utilidade na sociedade.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
- duas aulas com quatros horas de duração cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
- O professor deverá questionar os alunos sobre os seus conhecimentos previos sobre o tema, e fazer explanações da importância dos telefones na atualidade.
- Aguçar a curiosidade dos alunos sobre a história do primeiro telefone e o seu inventor.
ESTRATEGIAS E RECURSOS DE AULA:
- Pesquisar em revistas, livros e jornais, a história do primeiro telefone e quem foi Alexander Graham Bell.
- Levando os alunos ao laboratório de Informatica para uma pesquisa complementar no google, sobre a evolução dos aparelhos.
- Produzir os cartazes com fotos retiradas de revistas, jornais e impressos de origem da Web (google). Produção de texto para a explanação contexto informativo sobre as transformações da telefonia.
RECURSOS COMPLEMENTARES:
- Revistas;
- Jornais;
- Laboratório de Informática;
- Impressora do Laboratório;
- Marcador de quadro branco;
- Lápis e borracha;
- Quadro branco;
- Tesoura e cola.
CRITÉRIO(S) DE AVALIAÇÃO:
- Avaliar os textos dos grupos apresentados e observar as comparações e compreensões dos alunos sobre o tema.
- As observações que os mesmos destacaram e principalmente como eles percebem essa evolução e pontos resaltados pelos os alunos;
- Comparar as observações, dúvidas e comentários ao longo do processo, e como cada criança se relacionou com as outras na construção e execução dos cartazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário