segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A EVOLUÇÃO DO APARELHO TELEFÔNICO


AUTORA: Walcyranya Alves

SÃO LOURENÇO DA MATA - PE

Estrutura Curricular:

<><>
Modalidade/Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
História
A Evolução do Aparelho Telefônico
Ensino Fundamental Inicial
Lingua Portuguesa
Cartaz


DADOS DA AULA:

O que os alunos poderá aprender com essa aula:
  • Identificar a evolução histórica que sofreu o telefone e sua utilidade na sociedade.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

  • duas aulas com quatros horas de duração cada.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:

  • O professor deverá questionar os alunos sobre os seus conhecimentos previos sobre o tema, e fazer explanações da importância dos telefones na atualidade.
  • Aguçar a curiosidade dos alunos sobre a história do primeiro telefone e o seu inventor.
ESTRATEGIAS E RECURSOS DE AULA:

  1. Pesquisar em revistas, livros e jornais, a história do primeiro telefone e quem foi Alexander Graham Bell.
  2. Levando os alunos ao laboratório de Informatica para uma pesquisa complementar no google, sobre a evolução dos aparelhos.
  3. Produzir os cartazes com fotos retiradas de revistas, jornais e impressos de origem da Web (google). Produção de texto para a explanação contexto informativo sobre as transformações da telefonia.
RECURSOS COMPLEMENTARES:
  • Revistas;
  • Jornais;
  • Laboratório de Informática;
  • Impressora do Laboratório;
  • Marcador de quadro branco;
  • Lápis e borracha;
  • Quadro branco;
  • Tesoura e cola.
CRITÉRIO(S) DE AVALIAÇÃO:
  • Avaliar os textos dos grupos apresentados e observar as comparações e compreensões dos alunos sobre o tema.
  • As observações que os mesmos destacaram e principalmente como eles percebem essa evolução e pontos resaltados pelos os alunos;
  • Comparar as observações, dúvidas e comentários ao longo do processo, e como cada criança se relacionou com as outras na construção e execução dos cartazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário